
Três dias, 27 equipas e 153 jogos. A 3.ª edição da Corporate Padel League, agora com os CTT e a Alpine como main sponsors, regressou à capital com ainda mais energia, competição e espírito de equipa. A etapa lisboeta, realizada no Oeiras Padel Academy entre os dias 9 e 11 de maio, voltou a reunir dezenas de empresas e centenas de colaboradores para jogos intensos, networking e fair play. Foram apuradas, pela primeira vez, cinco equipas (três masculinas e duas femininas) para a fase nacional, a realizar nos dias 3, 4 e 5 de outubro em Lisboa, onde será consagrada a grande empresa vencedora de 2025.
No masculino, foram apuradas as equipas NOS, Bar do Clube e Cross Staff. Já no feminino, foram apuradas as equipas Nestlé Portugal e Oeiras Padel Academy.o equipas (três masculinas e duas femininas) para a fase nacional, a realizar nos dias 3, 4 e 5 de outubro em Lisboa, onde será consagrada a grande empresa vencedora de 2025. No masculino, foram apuradas as equipas NOS, Bar do Clube e Cross Staff. Já no feminino, foram apuradas as equipas Nestlé Portugal e Oeiras Padel Academy.
Ambições renovadas no feminino
No setor feminino, a Nestlé Portugal continuou imparável. Patrícia Relvas, capitã da equipa e expansion lead na Nestlé Business Services Lisbon, pretende voltar a conquistar o título de Empresa Campeã Nacional de Padel no feminino pelo terceiro ano consecutivo. “O objetivo é, sobretudo, divertirmo-nos, mas claro que vamos dar tudo para renovar o título”, afirmou Patrícia Relvas. “Isto é o nosso seguro de saúde: é desporto, networking e equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, conclui a vencedora da Corporate Padel League 2023 e 2024.
Como tal, a equipa feminina do Oeiras Padel Academy enfrentou grandes desafios frente à bicampeã Nestlé Portugal, num encontro que exigiu máxima coordenação das duplas. Apesar do esforço, a equipa da Oeiras Padel Academy caiu frente à Nestlé Portugal, mas garantiu o apuramento para a final. “O padel é como o xadrez: é preciso saber mexer as peças no campo, ter organização e boa tomada de decisão”, relembrou Joana Figueiroa, subcapitã da equipa Oeiras Padel Academy e treinadora de padel há mais de uma década.
Estreias e regressos no masculino
No masculino, a equipa da NOS selou o apuramento com uma exibição sólida, dominando os encontros com consistência. “Seria interessante dizer que tivemos dificuldades, mas a verdade é que correu tudo bem. Este torneio é o ambiente perfeito para jogar padel, vestir a camisola da empresa e defender as nossas cores”, reforçou o capitão Diogo Serras Pereira. “É preciso ter uma equipa boa e, tal como no mercado profissional, é preciso definir uma estratégia”, disse o diretor de Security & Smart Home Solutions da NOS.

A equipa masculina NOS foi apurada
Por sua vez, a equipa do Bar do Clube apresentou um percurso semelhante, eliminando a Fisiogaspar nos quartos de final por 2-0 e, logo de seguida, derrotando a Cross Staff na meia-final também por 2-0. Com uma equipa bem equilibrada e espírito competitivo elevado, o Bar do Clube conquistou com mérito o acesso à final e promete ser um adversário a ter em conta.
Já a Cross Staff, Empresa Campeã Nacional de Padel no masculino em 2024, só garantiu a sua qualificação no jogo de apuramento do 3.º lugar: superou a New Print num confronto emocionante. Depois de vencer o primeiro set, a equipa da Cross Staff viu o adversário equilibrar o marcador e só garantiu a qualificação após um break decisivo no terceiro jogo, num dos momentos mais vibrantes do fim de semana. Diogo Taveira, um dos membros da equipa, foi direto: “Esperemos que a concorrência seja tão boa como foi na fase do apuramento e nós vamos estar aqui para revalidar o título.”
Espírito competitivo até ao fim
À semelhança do ano passado, a organização PPR Events voltou a criar um quadro secundário de mérito em que os participantes podem vencer medalhas e prémios. Na etapa de Lisboa, José Mascarenhas, capitão da equipa masculina Lusíadas Saúde/HeyDoc, recebeu a medalha com fair play e ambição. “Queríamos ganhar, mas o que conta é participar”, confessou o atleta. Já Inês Macedo Santos, capitã da equipa feminina Piiiton, partilha da mesma opinião. “Queríamos era passar para a finalíssima do Quadro A, mas tivemos azar nos grupos”, refletiu a jogadora.

A equipa feminina da Nestlé foi uma das apuradas
A entrega das medalhas do Quadro B ficou a cargo de Cláudia Serra, diretora de Apoio e Voz do Cliente dos CTT, que destacou a importância do desporto corporativo para fortalecer relações entre empresas e colaboradores. “O desporto corporativo tem-se revelado uma ferramenta muito eficaz para promover não só a saúde e o bem-estar dos colaboradores, mas também para reforçar o espírito de equipa, a motivação e o sentimento de pertença”, destacou a representante dos CTT.
EMPRESAS APURADAS
Equipas masculinas:- Cross Staff
- Bar do Clube
- NOS
Equipas femininas:
- Nestlé Portugal
- Oeiras Padel Academy
Networking entre empresas e colaboradores
Para os CTT, estes momentos de convívio fora do contexto profissional habitual permitem criar maiores laços de proximidade entre colegas e promovem uma cultura de maior colaboração e respeito mútuo, dentro e fora da empresa. “É nos momentos partilhados, fora do ambiente formal, que nos conhecemos verdadeiramente. E é aí que percebemos que as empresas são as pessoas”, relatou Cláudia Serra.
Como um dos main sponsors da competição, os CTT deram o exemplo e entraram em campo com uma equipa feminina composta por stakeholders, colaboradores, clientes e parceiros da marca. “A experiência de entrar em campo foi ótima, precisamente pelo espírito de união que se viveu. Estabeleceram-se inclusivamente relações de amizade que vão perdurar. Já estamos a marcar jogos futuros”, adiantou a diretora de Apoio e Voz do Cliente dos CTT.
A presença da Alpine como um dos main sponsors da Corporate Padel League assinala um novo capítulo no posicionamento da marca em Portugal. Para a Alpine, esta parceria vai além da visibilidade: é uma afirmação de identidade. “O padel e a Alpine partilham valores como agilidade e espírito competitivo”, sublinha José Pedro Neves, diretor-geral do Grupo Renault em Portugal. Em campo, a Alpine demonstrou a sua performance com uma equipa masculina.
Campeonato ruma agora às ilhas
Depois dos torneios no Algarve, no Porto e em Lisboa, a quarta etapa da competição decorrerá na Quinta do Padel, na Madeira, nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho. Na última etapa, aquele que é o primeiro campeonato nacional de padel entre empresas com a certificação da Federação Portuguesa de Padel fará uma breve paragem nos Açores. Ambos os arquipélagos receberão empresas cheias de energia para lutarem pelo título de Campeãs Nacionais CTT e Alpine Corporate Padel League 2025.
Ainda vai a tempo de se inscrever nestes torneios até sete dias antes da realização da respetiva etapa. Registe já a sua equipa no site oficial da competição com os dados da empresa, contacto do Capitão, região onde pretende participar e género dos membros da equipa. Acompanhe todas as etapas de apuramento e prova final em corporatepadelleague. negocios.pt.

José Pedro Neves, diretor-geral do Grupo Renault em Portugal