Regulamento
Editado em 19 de Fevereiro de 2025 às 20:07
Capítulo I – Disposições Gerais
Artigo 1. Definição da prova e regulamentos aplicáveis
- O Corporate Padel League, Campeonato Nacional de Empresas, é uma prova composta por equipas, aberta a todas as empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam a sua atividade em Portugal.
- O campeonato será disputado entre equipas masculinas e equipas femininas, com o mínimo de 6 e o máximo de 10 atletas.
- O campeonato será disputado regionalmente, nomeadamente na Região Norte (Porto), Região Lisboa, Região Sul (Algarve) e Ilhas (Prova Madeira e Prova Açores).
- A disputa dos encontros será regida pelas Regras do Jogo de Padel aprovadas pela Federação Portuguesa de Padel.
Artigo 2. Funções do Juíz Árbitro
- O Juiz Árbitro da prova tem como função a coordenação e desenvolvimento da mesma, aplicando critérios disciplinares caso seja necessário, assim como qualquer intervenção para a boa prática da modalidade e desenrolar da prova.
- O Juiz Árbitro estará sempre presente no decorrer das eliminatórias.
Artigo 3. Contactos
Director da Prova: Pedro Sousa – 919 576 666 – pedro.sousa@pprevents.pt
Juíz Árbitro: – Inês Flórido Carvalho – 910 772 673 – inesflorido@gmail.com
Capítulo II – Equipas e Jogadores
Artigo 4. Clubes, equipas, locais e publicidade
- Só podem participar na prova equipas de empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam a sua atividade em Portugal.
- Cada empresa poderá inscrever várias equipas na prova, e em diferentes regiões.
- Elementos de uma equipa não podem jogar por outras equipas, mesmo que sejam da mesma empresa.
- É permitido exibir publicidade tanto no vestuário dos atletas como no nome da equipa, embora essa publicidade não possa referir ideias políticas ou religiosas, nem infringir a lei, a moral, os bons costumes ou a ordem pública.
Artigo 5. Requisitos para a inscrição de jogadores
- Só podem ser inscritos como jogadores em cada equipa, aqueles que tenham licença válida da Federação Portuguesa de Padel de praticante social ou praticante jogador, do ano em que será realizada a prova.
- Cada equipa de uma empresa será independente, pelo que os elementos de uma equipa não poderão ser trocados com elementos de outra equipa na prova, mesmo sendo da mesma empresa.
- Cada equipa tem de ter no mínimo um funcionário da empresa representada (a organização reserva-se ao direito de alterar esta regra).
- Cada Equipa terá de eleger um Capitão de Equipa, que representará a sua equipa.
- Uma vez inscrita a empresa, até uma semana antes da prova, é da responsabilidade do Capitão adicionar os seus jogadores à prova, no site ou APP do Corporate Padel League (TiePadel do Corporate Padel League), sob penalização de não participação e a não devolução do valor da inscrição. (a organização reserva-se ao direito de adicionar ou remover jogadores a uma equipa fora dos prazos previstos)
- A idade mínima permitida é de 18 anos (completados até 31 Dezembro 2025).
- Não podem ser inscritos jogadores com ranking nível 1; se no decorrer da prova o ranking de um jogador for alterado para nível 1 o mesmo não poderá participar.
- As equipas deverão inscrever-se em Masculinos e/ou Femininos. (Atletas com ranking nacional da FPP, nível 2 ou top 10 nacional de veteranos da classificação geral, não podem jogar juntos nos pares).
Artigo 6. Requisitos, prazos, e inscrição de equipas
- A inscrição é formalizada através do formulário no site do Corporate Padel League (corporatepadelleague.negocios.pt).
- O valor da inscrição é de 500€ + IVA, por equipa.
- As inscrições das equipas decorrem a partir do dia 12 de Fevereiro de 2025 até ás 17h do dia de encerramento das mesmas, 7 dias antes da realização da respetiva etapa.
- Haverá limite de equipas admitidas em cada prova, sendo que este limite varia de região para região, consoante o número de campos e dias de prova disponíveis para a realização da mesma. Quando o número de equipas for superior ao limite estabelecido de cada região, os critérios aplicados para determinar a candidatura admitida na prova são sequencialmente os seguintes:
- Data e hora de inscrição.
- Data e hora do pagamento.
- Os limites estimados por região são os seguintes:
Distribuição das Equipas por Região
Região |
Equipas Masculinas |
Equipas Femininas |
Lisboa |
32 |
24 |
Porto |
32 |
24 |
Algarve |
16 |
8 |
Açores |
16 |
8 |
Madeira |
16 |
8 |
- O número de vagas máximo por região não deverá ser alterado, no entanto, as vagas de uma categoria que não foram preenchidas na totalidade podem ser atribuídas à outra categoria, sem nunca penalizar o bom funcionamento da prova.
- No caso de um elevado número de equipas inscritas, a prova pode ter o seu início na quinta-feira às 18h, em qualquer uma das regiões.
Artigo 7. Capitães de equipa
- Cada equipa deve ter um capitão e um endereço de e-mail para notificações da Organização, do Juiz Árbitro e/ou, eventualmente, dos capitães das outras equipas do seu grupo da prova.
- As obrigações do capitão de equipa são as seguintes:
- Representar a equipa perante a organização e as outras equipas;
- Comunicar aos elementos da equipa os horários, regras, etc.;
- Controlar a pontualidade e desportivismo dos seus jogadores;
- Cumprir e fazer cumprir o regulamento junto dos seus jogadores;
- Confirmar a receção e leitura dos e-mails que sejam enviados pela organização, e/ou, dos capitães das outras equipas;
- Definir o alinhamento dos pares, definindo o par n.º1, n.º 2 e n.º 3.
Artigo 8. Constituição das equipas
- As equipas serão formadas por: mínimo de 6 atletas e máximo de 10 atletas.
- As equipas não podem ser mistas.
- Todas as equipas serão publicadas no site e APP oficial da prova, assim como os seus resultados.
Capítulo III – Desenvolvimento da prova
Artigo 9. Formato da prova
- A prova divide-se em regiões (5): Porto, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores.
- Prova disputar-se-á em 2 fases: Regional (nas 5 regiões) e Finalíssima (apurados de cada região da fase regional).
- Na fase regional, o formato da prova será de acordo com o Regulamento Geral da FPP – anexo XVI. O seu formato irá depender do número de equipas inscritas.
- O limite de equipas será definido de região para região, de acordo com as inscrições e infraestruturas disponíveis para a realização da prova. Estas podem variar de região para região.
- Os horários da prova serão: sexta-feira a partir das 18h, sábado a partir das 9h e domingo a partir das 9h. No caso de um número elevado de equipas a prova poderá ter início na quinta-feira a partir das 18h.
- Os horários de cada prova, serão publicados no site e APP oficial do evento, uma semana antes da respetiva prova.
- Dependendo do n.º de inscrições, serão apuradas o seguinte n.º equipas:
- Até 16 Equipas Inscritas – 2
- De 17 a 24 Equipas Inscritas – 3
- De 25 a 32 Equipas Inscritas – 4
Artigo 10. Datas
A prova será disputada, de sexta a domingo, com exceção das regiões com máxima lotação, que poderão começar quinta-feira, entre os meses de Março a Outubro 2025:
- Fase de Grupos Regionais:
- 21 a 23 Março 2025 – Algarve (Vilamoura Ténis & Padel)
- 4 a 6 Abril 2025 – Porto (Douro Padel)
- 9 a 11 Maio 2025 – Lisboa (Oeiras Padel Academy)
- 6 a 8 Junho 2025 – Madeira (Quinta do Padel)
- 27 a 29 Junho 2025 – Açores (Azores Padel Club)
- Finalíssima (3 a 5 de Outubro 2025) – a definir
Artigo 11. Sistema de competição
- O sistema de competição será por grupos seguido de um quadro de eliminação direta entre as equipas melhor classificadas (quadro A), e também quadro de eliminação direta (quadro B) para as restantes equipas, tanto na fase regional como na fase nacional (Finalíssima).
- A elaboração dos grupos e posteriormente dos quadros de eliminação direta será através de sorteio.
- Cada jornada é composta por 3 (três) encontros.
- Os jogos, quer na fase de grupos, quer na fase de eliminação directa, serão realizados mediante o número de inscrições em casa fase, cabendo á organização a decisão optar por uma das 3 opções:
- a) melhor de 3 (três) sets com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set;
- b) melhor de 3 (três) short sets (até aos 4) com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set; c) pro set com Ponto de Ouro (set até aos 9 com super tie break aos 8/8).
- Os pontos atribuídos em cada jornada serão:
- 3 pontos por vitória
- 1 ponto por derrota
- 0 pontos por derrota por falta de comparência
- Apuramento para a finalíssima:
- Nas equipas do Quadro A, dependendo do n.º de inscrições, serão apuradas o seguinte n.º equipas:
- Até 16 Equipas Inscritas – 2
- De 17 a 24 Equipas Inscritas – 3
- De 25 a 32 Equipas Inscritas – 4
- Nas equipas do Quadro B, será apurada a equipa vencedora de cada região (a organização reserva-se o direito de convidar 2 equipas para a finalíssima do Quadro B)
- No caso de empate, caso exista sistema de grupos, são aplicáveis, sempre por esta ordem, os seguintes critérios:
- Confronto direto entre equipas;
- Maior número de encontros ganhos;
- Melhor resultado obtido pela diferença entre o número encontros ganhos e perdidos, nas eliminatórias entre si;
- Melhor resultado obtido pela diferença entre o número de sets ganhos e perdidos, nas eliminatórias entre si;
- Melhor resultado obtido pela diferença entre o número de jogos ganhos e perdidos, nas eliminatórias entre si;
- Moeda ao ar;
- Para efeito dos pontos anteriores o Super Tie Break conta como 1 (um) set e 1(um) jogo ganho.
- Quando uma das equipas for penalizada por falta de comparência, por desistência ou apresentação de número insuficiente de atletas, será excluída do grupo de desempate e colocado no último lugar entre as equipas empatadas. Os resultados dos encontros em que esteja envolvida não serão tidos em conta para quebrar o empate entre as restantes equipas no grupo empatado. O desempate será decidido unicamente com base nos resultados produzidos nas eliminatórias entre as equipas empatadas.
Artigo 12. Falta de comparência, apresentação insuficiente de atletas e cancelamento
- Entende-se por Falta de Comparência quando uma equipa não compareça no dia e hora da sua prova, com uma tolerância máxima de 10 minutos (a organização reserva-se no direito de alterar esta tolerância), ou sem os requisitos mínimos necessários para a disputa dos encontros.
- Não é considerada falta de comparência quando se apresentarem pelo menos 4 atletas para o confronto.
- A falta de comparência de uma equipa num encontro será punida da seguinte forma:
- Nas fases regionais e finalíssima: Derrota na eliminatória dos grupos por 3/0 com pontuação de 6/0 6/0 em cada um dos encontros
- Uma segunda falta de comparência na mesma fase da prova, será punida com a eliminação da equipa.
- A desistência injustificada de uma equipa durante uma eliminatória, uma vez iniciada, ou a recusa em iniciar a mesma, será sancionada com Falta de Comparência.
- Quando, durante a mesma eliminatória, os casos apresentados neste artigo são cometidos por ambas as equipas serão impostas as devidas sanções às duas equipas, e nenhuma delas será declarada vencedora da eliminatória. Para efeitos de classificação serão atribuídas derrotas por 3/0, com 6/0 6/0 em todos os encontros a ambas as equipas.
- Quando uma equipa não apresenta o número suficiente de atletas para a realização de todos os encontros, desde que cumpra com o mínimo de 4 atletas, a eliminatória pode prosseguir. Nesse caso, nos encontros em que não haja jogadores suficientes, será declarada falta de comparência e é atribuída derrota por 6/0 6/0 à equipa que não tenha elementos suficientes.
Capítulo IV. Desenvolvimento da eliminatória
Artigo 13. Antes da eliminatória
- Cada capitão escolhe os pares que representarão a sua equipa.
- O capitão terá de submeter a formação da sua equipa para a jornada no site ou APP do Corporate Padel League, até 30 minutos antes do horário definido para a mesma (caso não o tenha feito a organização reserva-se ao direito de ajudar o capitão a submeter a equipa fora deste prazo).
- Os atletas são obrigados a comparecer na eliminatória com um documento identificativo (Cartão de Cidadão, Carta de condução, passaporte, etc.) e devem apresentar esse documento, caso o capitão da equipa adversária o solicite, antes do início da eliminatória
Artigo 14. Alinhamento dos atletas
- Para um atleta ser alinhado numa eliminatória, deve reunir os seguintes requisitos:
- Ter uma licença da Federação Portuguesa de Padel, válida de praticante social ou jogador, no ano em que decorre a prova (2025).
- Estar inscrito na prova dentro dos prazos previstos (a organização reserva-se ao direito de adicionar ou remover jogadores a uma equipa fora dos prazos previstos).
- Reunir os requisitos de idade, nível de jogo, e todos os outros previamente estabelecidos neste regulamento.
- Cada jogador poderá participar apenas num encontro por eliminatória, não podendo ser repetido nos restantes encontros.
- Quando, durante a mesma eliminatória, os casos apresentados neste artigo são cometidos por ambas as equipas serão impostas as devidas sanções às duas equipas, e nenhuma delas será declarada vencedora da eliminatória. Para efeitos de classificação serão atribuídas derrotas por 3/0, com 6/0 6/0 em todos os encontros a ambas as equipas.
- Atletas com ranking nacional da FPP nível 2 e top 10 nacional de veteranos, não podem jogar juntos nos pares.
Artigo 15. Desenvolvimento das eliminatórias
- As eliminatórias serão realizadas competindo entre si os pares número 1, número 2, e número 3 de cada equipa.
- A ordem dos pares (1, 2 ou 3) é definido pelo capitão da equipa, uma vez que não é tido em conta nenhuma classificação
- A ordem de enttrada dos encontros, quando não possam ser jogados todos ao mesmo tempo, será a seguinte:
- Par n.º 1 (R1 no TIE PADEL)
- Par n.º 2 (R2 no TIE PADEL)
- Par n.º 3 (R3 no TIE PADEL)
- O formato dos encontros será decisão exclusiva do juiz árbitro da prova.
Artigo 16. Órgãos disciplinares
- Todas as questões disciplinares e competitivas que surjam durante os encontros devem ser comunicadas ao Juiz Árbitro da Prova e ao Diretor de Prova.
- No que diz respeito a questões disciplinares são aplicáveis os Regulamentos Disciplinares da FPP.
Capítulo V. Finalíssima
Artigo 17. Inscrição de jogadores
- Após a fase regional será permitido às equipas apuradas a inclusão ou a alteração de jogadores da equipa. Essa alteração apenas pode interferir com 3 atletas.
- Assim, equipas com menos de 10 atletas na fase regional poderão incluir novos atletas até este limite máximo para participarem na finalíssima.
- Equipas com 10 atletas na fase regional, poderão substituir até 3 desses atletas para a finalíssima.
Ex..: Uma equipa com 9 atletas inscritos pode incluir 1 atleta e alterar 2 dos anteriormente inscritos.
Ex..: Uma equipa com 7 atletas apenas pode adicionar 3 atletas à equipa.
- Os atletas adicionados, não podem em momento algum, ter participado nas eliminatórias regionais por outras equipas, e devem simultaneamente cumprir os requisitos definidos no Artigo 5 (requisitos para a inscrição de jogadores do regulamento geral).
- A inclusão ou alteração de atletas (na plataforma TiePadel ) será feita exclusivamente pela organização mediante o contacto por e-mail dos capitães com indicação das alterações a realizar à equipa. Este deverá ser efetuado a partir da comunicação deste regulamento, até às 18h do dia 2 de Outubro de 2025.
Artigo 18. Participação na finalíssima
- Após todas as fases regionais, as equipas apuradas deverão manifestar a sua intenção em participar na finalíssima e confirmar positivamente a sua presença.
- No caso de uma equipa apurada negar a sua participação na fase final, esta será substituída por outra equipa da mesma região.
- A seleção dessa equipa deverá cumprir os seguintes critérios:
- Se na fase regional apenas existir um grupo de 4 equipas, será escolhida a equipa imediatamente classificada após a equipa desistente
- Sorteio entre as equipas interessadas na(s) ronda(s) imediatamente anterior(es) às equipas apuradas
- Caso seja necessário sorteio, conforme mencionado no ponto anterior, este será efectuado com a presença de um membro de cada equipa envolvida.
- Se essa vaga não ficar preenchida, a organização reserva-se ao direito de convidar uma outra equipa para o seu preenchimento.
Artigo 19. Sistema de competição
- O formato da prova na finalíssima será através de uma eliminatória por grupos compostos por 3 ou 4 equipas cada.
- Os jogos na finalíssima serão realizados mediante uma das 3 opções, cabendo á organização a decisão optar por uma delas:
- a) melhor de 3 (três) sets com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set;
- b) melhor de 3 (três) short sets (até aos 4) com Ponto de Ouro e Super Tie Break no terceiro set;
- c) pro set com ponto de ouro (set até aos 9 com super tie break aos 8/8).
- O sorteio será aleatório, contudo equipas apuradas na mesma fase regional não deverão encontrar-se na fase inicial de eliminatória por grupos.
- Na fase de quadro de eliminação directa, não é obrigatória a realização do 3º jogo, caso já esteja definido um vencedor por 2-0.
Por razões de calendário, o Juiz Árbitro e Director da prova podem decidir que não se realiza o 3º jogo de um encontro quando o mesmo está 2-0 para qualquer uma das equipas.
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